Propósito

Por Anna Russo – 23 de Maio de 2023

“O que importa, não são os anos em sua vida, mas a vida em seus anos.”  David Dozois, psiquiatra e psicólogo canadense.

Frase interessante, não? Talvez um pouco óbvia, mas, muitas vezes, distante de nossos pensamentos. Só a percebemos quando, ao ler, acontece aquele “Ah!” interior, que a reconhece como verdade.

Dirijo-me particularmente a quem, como eu, já passou dos 60 anos. A vida vai passando, os filhos saem de casa. Se não nos preparamos para essa etapa, é muito comum surgirem desânimo, depressão, aquele sentimento de que a vida acabou e que agora só resta ficar em casa e esperar o tempo passar.

E também auto-rejeição. Como você fala consigo mesmo internamente? O que você diz? No que acredita sobre você? Por exemplo,  “nossa como é ruim ficar velho!” “velhice é uma coisa horrível”, e assim por diante – o que não ajuda em nada.

Deprimente, não?

Essa falta de propósito –  fator chave para que haja mais saúde física e mental – é preocupante.

Se esse for o seu caso, você pode estar pensando: ok, esta é a minha realidade, vou me conformar com ela. Ou, que tal considerar essa alternativa:

O QUE POSSO FAZER PARA MUDÁ-LA?

Manual para isso não existe, cada caminho é único, mas algumas sugestões são:

– Saia da sua zona de conforto.

Isso implica  enfrentar seus medos, sejam quais forem: vencer a timidez, vencer o medo de falar em público, de começar algo novo, por exemplo. Expandir seus limites e explorar novas possibilidades.

– Vença os estereótipos

Não se deixe influenciar pelo que o mundo espera dos que estão envelhecendo. Do que o senso comum acha certo ou errado para a idade. Pense no que te faz feliz.

– Considere sua realidade

Considere o que é possível para você, sem se lançar em atividades ou projetos que, em vez de ajudá-lo, vão provocar desânimo.

– Seja seu melhor amigo

Dê passos que combinem com você e mantenha uma atitude positiva, sem se deixar cobrar pelo perfeccionismo.

– Conecte-se com as pessoas que te rodeiam.

Uma vida social trás alegria e abre portas. Mas, por favor, nessa etapa, escolha com cuidado com quem se relacionar. Pesquisas na área de psicologia da saúde,  demonstram que pessoas com fortes conexões sociais tendem a ser mais saudáveis e viver mais do que as que permanecem mais isoladas.

– Curta o presente

Olhe para o que você pode apreciar em sua vida agora, não se prenda no que não está bom.

Resumindo, se o que você leu faz sentido e dá vontade de procurar um novo caminho, então a frase inicial deve ser levada a sério: trazer vida para seus anos!

Deixe um comentário