Você tem ideias próprias?

por Anna Russo – 20 de outubro de 2015

A vida em sociedade muitas vezes nos faz pensar que não somos suficientemente bons, suficientemente inteligentes, suficientemente ricos, bonitos, populares, etc. O tempo
todo somos “atacados” pelos meios de comunicação, que nos sugerem padrões de todo tipo aos quais precisamos nos adequar sob pena de não “pertencermos” ao grupo dos
bem sucedidos e felizes.

Além disso, os olhares e supostos julgamentos das pessoas a nosso redor nos mantém prisioneiros de comportamentos e bens materiais.

O que acontece quando passamos a vida tentando provar nosso valor para o mundo ao nosso redor? Ficamos sempre insatisfeitos, porque nosso valor é sempre influenciado pelos pensamentos, idéias e crenças dos outros. E é também amedrontador, porque temos medo de perder os indicadores que mostram que estamos “dentro”.

Mas a vida nos deu uma mente única e separada de todas as outras, para termos pensamentos próprios e para desenvolvermos nossas próprias idéias e crenças. E muitas pessoas nunca aprendem a pensar por si mesmas e a desenvolver suas próprias idéias. Por isso permitem que outros sempre pensem por elas. Parece mais fácil viver assim? Talvez seja, mas escolhendo este caminho, nunca saberemos quem somos porque seremos uma cópia do molde aceito pela maioria.

“Preocupe-se com o que as outras pessoas pensam e você será sempre prisioneiro delas”.
Lao Tzu (Tao Te Ching)

Deixe um comentário