por Anna Russo – 07 de outubro de 2014
Que mudança você gostaria de fazer em sua vida? O que precisará fazer para conseguir esta mudança? Que novos comportamentos e hábitos precisará adotar?
Está esperando “sentir vontade de fazer?” Isto talvez nunca aconteça, portanto, pare de esperar. E, claro, mudanças importantes nunca são fáceis de conseguir, até porque muitas vezes nosso raciocínio “defensivo”, nos leva a acreditar que devemos evitar o que mais nos beneficiaria. A ansiedade que isso provoca pode nos levar a repetir padrões de comportamento dolorosos ou improdutivos. Os seres humanos tem a tendência de fazer o que é fácil e prazeroso e evitar o que é difícil, o que provoca tensão ou sofrimento. Mudança é um desafio! A verdade é que, quando estamos determinados a conseguir uma mudança e fazemos um esforço para adotar novos comportamentos e escolhas em nossa vida, logo começamos a sentir resultados positivos.
Estes resultados reforçam naturalmente os novos comportamentos e escolhas positivos, que vão se tornando cada vez mais fáceis, até se tornarem um hábito. Haverá uma sensação de bem-estar. Por exemplo, quando passar mais tempo com nossos seres queridos, se torna uma prioridade, notamos quanto estávamos perdendo por não usufruir sua companhia. Quando resolvemos nos exercitar regularmente, aos poucos sentimos mais energia e disposição, e dormimos melhor. E, nos dias em que não o fazemos, sentimos que “algo está faltando”. Quando resolvemos iniciar uma terapia, o desconhecido da situação pode nos assustar, mas quando começamos a entender o porquê de nossos comportamentos, a perceber o que podemos fazer a respeito, passamos a nos movimentar melhor no nosso mundo.
Mas, no começo, estas mudanças não são fáceis. Na verdade, abandonar velhos hábitos pode ser a coisa mais difícil que você já tenha feito, mesmo que teoricamente pareça simples. Não é. Mas garanto que vale a pena. Vá em frente, com determinação, em busca da vida que você quer!
